24 setembro 2014
24 setembro 2014,
 0

A denominação check-up, uma palavra de origem inglesa, significa inspeção/checagem e indica a realização de exames regulares, sendo uma ferramenta essencial para a manutenção da saúde.

Trata-se de um conjunto de exames se popularizou nos anos 60, devido à intensa investigação médica a que se submetiam os astronautas americanos. Atualmente, os exames se tornaram menos invasivos e incrivelmente precisos. O Processo do check-up é realizado em poucas horas e os resultados são analisados de forma integrada.

O check-up se transformou na principal arma de prevenção de várias doenças. A tecnologia moderna, hoje disponível, permite aos médicos não só identificar com precisão a origem dos sintomas, como também antecipar a descoberta de certas moléstias, ou ainda, evitar de forma precoce o aparecimento de doenças antes mesmo de seus sintomas.

Homens e mulheres, cada vez mais cedo, são aconselhados a realizar um check-up pelo menos uma vez ao ano. Assim permanecem cientes de seu estado de saúde e são capazes de identificar e tratar preventivamente os fatores de risco, antes que um mal maior ocorra, muitas vezes de forma emergencial. A avaliação anual é importantíssima para colaborar com manutenção da saúde e qualidade de vida, proporcionando maior segurança e tranquilidade em tarefas sociais e profissionais.

Os profissionais, no mundo moderno e competitivo de hoje, são cada vez mais exigidos. Submetidos à constantes pressões, estresses e dificuldade na administração do tempo, acabam prejudicando sua saúde por não seguir uma alimentação adequada, não realizar atividades físicas regulares e, por consequência não manter uma vida social satisfatória, colocando desta forma sua saúde em segundo pano. A crescente complexidade do mercado de trabalho, agravada pelas mudanças políticas, econômicas, sociais e comportamentais, além da concorrência, determina um ritmo alucinante que exige grandes esforços desse profissional que é antes de tudo um ser humano e não uma máquina. Em razão disso, muitos profissionais esquecem que: Somente as doenças trabalham 24 horas por dia, 365 dias por ano, sem nenhum descanso ou férias.

Somado a tudo isso, possíveis fatores de risco como hereditariedade, sedentarismo, obesidade, tabagismo, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, insônia, depressão, ansiedade, alto índice de estresse entre outros, teremos aumentadas as chances de aparecimento de doenças e todas suas decorrentes complicações para os indivíduos, a empresa e sociedade.

As Empresas começaram a notar que é muito mais barato prevenir do que remediar. O custo com saúde é até 6 (seis) vezes menor quando investindo em prevenção, do que gastos nos tratamentos de seus funcionários. Reduzindo os riscos de doenças, diminuem-se os custos, aumentam-se a produtividade e a satisfação no trabalho. Consequentemente, o risco de perder por afastamento um profissional que esteja executando uma função crítica na empresa é bem menor. O Check-up tornou-se um excelente investimento, de baixo custo e alto retorno.

Os custos por não realizar um Check-up são muito altos para a empresa:

ü  Perda ou afastamento do profissional de muita importância para a empresa. (treinado, capacitado e exercendo função crítica)

ü  Custos elevados com Plano de Saúde devido ao aumento da sinistralidade.

ü  Absenteísmo e baixa produtividade.

ü  Aposentadorias prematuras por problemas médicos.

ü  Processos trabalhistas por Perdas e Danos Morais por doenças tidas como profissionais. (cada vez mais doenças enquadradas como profissionais)

Os ganhos para a empresa que realizam Check-up são muitos:

ü  Retenção de talentos, devido à valorização que o check-up representa para o funcionário. (manter bons profissionais é primordial para a competitividade da empresa).

ü  Reconhecimento por parte do funcionário que, percebendo o benefício oferecido identifica-se com a empresa e aumenta sua produtividade.

ü  Desenvolvimento de cultura voltada para saúde e qualidade de vida, com maior engajamento nas palestras e campanhas realizadas pela em empresa, tais como contra o tabagismo, alcoolismo, hábito e estilo de vida sedentário. Incentivo a atividade física, etc.

Recentes pesquisas de empresas especializadas em benefícios (Mercer, Towers Perrin, Hewitt, Aon), demonstram um crescimento no percentual das empresas que oferecem check-ups a seus executivos. Inicialmente aos seus diretores e gerentes, depois aos chefes e supervisores e algumas delas já estendem esse benefício aos funcionários operacionais com idade acima de 40 anos.

De acordo com pesquisa realizada pela Towers Perrin, 62% das médias e grandes empresas pesquisadas, já oferecem o check-up como rotina. Desse grupo, o benéfico é oferecido 100% para a diretoria, 75% para a Gerência, 17% para as chefias e supervisores 9% para os operacionais acima de 40 anos. O incremento do check-up no pacote de benefícios das empresas também é destacado pela pesquisa Hewitt de Benefícios, que detectou que 73% das companhias pesquisadas oferecem check-ups a seus funcionários. O check-up, antes oferecido apenas para cargos a partir de gerência, hoje é disponibilizado para cargos de coordenação e supervisão também.

A Totall Check-up é uma clinica de Medicina Diagnóstica Preventiva especializada em check-up empresarial. Com localização e instalações privilegiadas, além de um corpo clínico de altíssimo nível, está equipada com os mais modernos equipamentos. Há mais de seis anos em atividade, realizamos mais de 5.500 check-ups.

Nosso Check-up Executivo é composto de nove avaliações de diferentes especialidades médicas e 35 exames.

Com uma rotina detalhada e otimizada o check-up é realizado em uma só manhã.

Somos especialistas em manter nossos clientes sempre saudáveis, pois realizamos diagnósticos completos, traçando metas e recomendações a serem seguidas pelos nossos clientes.

Como alguns de nossos diferenciais podemos citar:

Tempo – Realizamos as avaliações médicas e os exames, em uma só manhã e em um mesmo local.

Localização – Fácil acesso e ótima localização em Mogi das Cruzes. Estamos localizados em local estratégico, com acesso às principais rodovias, próximo ao aeroporto de Guarulhos, o que permite fugir do difícil trânsito da Capital.

Qualidade – Tecnologia de ponta, corpo clínico especializado e atendimento personalizado para empresas. Inclusive agendamos com exclusividade, grupos de funcionários da mesma empresa em um mesmo dia, permitindo melhor conforto e privacidade.

Qualidade do Laudo final –  Passados oito dias úteis do check-up, o cliente fará a consulta de retorno onde receberá todos os resultados do check-up. O Laudo final é elaborado de forma integrada, com a interpretação das avaliações de cada especialista e os resultados dos exames. São feitas as recomendações para  a melhoria da qualidade da saúde. O laudo pode também ser enviado ao serviço médico da empresa.

Escore de Framingham - Com a finalidade de prevenir e reduzir os riscos de eventos coronarianos, o laudo inclui também o Escore de Riscos de Framingham, onde de acordo com os resultados dos exames, é feita uma classificação de risco (baixo, médio ou alto), de eventos cardiovasculares nos próximos dez anos, caso não sejam observadas as tabelas de metas para redução de risco cardiovascular, que acompanha o laudo final.

Comparativo do atual check-up com anos anteriores – Independente de onde foram realizados os últimos check-ups, elaboramos um quadro comparativo da evolução dos resultados dos últimos check-ups. Quando realizados na Totall Check-up, já armazenamos essas informações e, quando realizados em outros locais, extraímos dos laudos anteriores.

Acompanhamento – Nossa meta não termina com o laudo final. Após a realização dos exames fazemos um acompanhamento junto ao cliente verificando se as recomendações foram atendidas e se podemos auxiliá-los no cumprimento das orientações.

Perfil de Saúde da Equipe - Com base nos resultados dos exames e nas avaliações médicas de todo o grupo, fornecemos à empresa, um relatório (de forma impessoal) demonstrando o perfil de saúde da equipe, que servirá de subsidio para elaboração de políticas coletivas de saúde dentro da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>